
Publicity Sete
Publicity Sete
P u b l i c i d a d e
&
Propaganda
O que é?


-
“Publicidade comercial”:
Lançamento Fiat UNO 2015
Originalmente as palavras publicidade e propaganda contém significados diferentes. Publicidade deriva do latim publicus que designa a qualidade do que é público e significa o ato de vulgarizar, de tornar público um fato ou uma ideia.
Já a propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias. Foi traduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação da Propaganda com o fim de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.
Como vemos a palavra publicidade significa, divulgar, tornar público, e propaganda significa propagar ideias e crenças.
Comercialmente falando, anunciar visa promover vendas e para vender é necessário, na maior parte dos casos, implantar na mente da massa uma ideia, um conceito sobre o produto. Todavia em virtude da origem eclesiástica (da igreja, “religiosa”) da palavra propaganda, muitos preferem usar a palavra publicidade, contudo hoje ambas as palavras são usadas indistintamente e para diferenciar os diversos tipos de publicidade, são usadas adjetivações, tais como:
Fiat 500

-
“Propaganda política”:
Campanha política do presidente Obama em 2008

Música produzida a partir de trechos de discursos de Obama que foi usada durante toda sua campanha para popularizar o slogan "Yes, We Can".
-
“Propaganda de utilidade pública”:
Campanha contra beber e dirigir
Campanha de combate a dengue

-
etc.
Podemos concluir que publicidade e propaganda é uma técnica de comunicação de massa, paga com a principal finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para os anunciantes sem encobrir seu nome e suas intenções, geralmente para vender produtos ou serviços. Auxilia na realização das tarefas de comunicação de massa com economia, velocidade e volume maiores que os obtidos através de quaisquer outros meios.
Fonte:
SANT’ANNA, Armando. Propaganda- Teoria, técnica, prática. 7 ed. São Paulo: Editora Pioneira, 1998.
http://www.significados.com.br/publicidade/
Vídeos:
GV Comerciais (Canal do YouTube)
WeCan08 (Canal do YouTube)
guy simoes (Canal do YouTube)
Imagens:
http://trendylifemexico.blogspot.com.br/p/propaganda-politica.html
Qual a diferença entre
Pulicidade e Propaganda?
Confira no video ao lado.
Fonte:
Agência Tie. (Canal do YouTube)

Dia a dia de um
Publicitário
O dia a dia de um publicitário depende muito da área em que ele decide atuar. Se ele trabalhar em uma empresa privada o dia a dia dele será diferente de um profissional que trabalha como consultor ou em uma agência de publicidade. Inclusive dentro da própria agência o dia a dia dos profissionais que fazem parte dela é diferente. Mas aqui vamos falar um pouquinho sobre o dia a dia desse profissional dentro de uma agência de publicidade.
“O trabalho na propaganda é muito, muito exigente. [...] sempre quem trabalha mais é o departamento de criação. Diretor de criação, redatores, diretores de arte, assistentes, essa gente. Também pode entrar para esta lista o pessoal da produção gráfica e, às vezes, do RTV. E cabe, de vez em quando, dar um crédito para os esforçados da mídia e do atendimento. De todo modo, o fato é que se trabalha muito em propaganda. ” (CESAR, Newton. Tudo o que você não queria saber sobre propaganda, 2010, p. 28)
Como foi citado anteriormente, o dia a dia dos profissionais dentro de uma agência também é diferente. O profissional da área de atendimento trabalha dentro e fora da empresa pois na agência ele faz muito contatos com os clientes através do telefone para a aprovação de uma campanha ou quando os clientes querem fazer alguma alteração, porém o atendimento também precisa ir até os clientes para fazer visitas, reuniões, apresentar as campanhas, etc. Já os profissionais da área de criação, planejamento, mídia, etc., normalmente trabalham dentro da agência desenvolvendo as campanhas, mas vezes eles também precisam sair da agência para acompanhar algum detalhe da campanha ou até mesmo para fazer a apresentação de uma campanha.
A agência tem prazos para cumprir e em algumas situações acontece do cliente não aprovar a campanha ou adiantar o prazo de entrega e o tempo para desenvolver uma campanha se torna ainda menor. Portanto a agitação faz parte do dia a dia de publicitário.
Fonte:
CESAR, Newton. Tudo o que você não queria saber sobre propaganda. 2 ed. Distrito Federal: Editora SENAC, 2010.
Vídeo:
Conexão Jovem (Canal do YouTube)
Início da Propaganda na 1ª Guerra Mundial
Foi a 1ª Guerra Mundial que proporcionou pela primeira vez o contexto para que a importância da propaganda como instrumento de guerra fosse percebida. A propaganda passou a ser ferramenta essencial para comunicação entre a frente de batalha e a população.
A propaganda surgiu como uma representação da identidade nacional em combate, enaltecendo as virtudes dos exércitos nacionais e diabolizando o inimigo ao representa-lo de forma desumanizada, levando a população a apoiar a participação dos Estados Unidos na guerra.


Durante a 1ª Guerra Mundial foram postas em práticas enormes campanhas de informação. Estas campanhas pretendiam que os cidadãos trabalhassem nas fábricas de armamentos e outras; amassem a sua pátria; odiassem ao inimigo e que apoiassem aos interesses governamentais, nacionais em tempos de guerra.


As mensagens das campanhas tinham o objetivo de as canalizar emoções, tanto de valor como de ódio, para estimular o esforço industrial; promover a poupança de determinados produtos como combustível e certos alimentos; pedir a discrição ante o perigo dos espiões; estimular a obtenção dos empréstimos de guerra; organização serviços sanitários, de bombeiros ou de polícias, etc. As organizações caritativas também faziam campanhas destinadas a ajudar aos combatentes, aos prisioneiros de guerra, os mutilados e as vítimas civis.
As maiores campanhas durante a guerra foram as dos Estados Unidos. A primeira grande campanha realizada foi a de alistamento de homens, que em apenas um dia obteve treze milhões de voluntários.
A propaganda proporcionou o desenvolvimento do rádio e do cinema, e a partir desse momento demonstrou sua eficácia em orientar a opinião pública.


Fonte:
http://www.resumosetrabalhos.com.br/propaganda-na-primeira-guerra-mundial.html
Imagens:
http://www.brasilescola.com/upload/e/WW%20I%201.jpg
http://www.war-stories.com/images/war-posters/wwi/poster-wwi-service-nurse-the-spirit-of-america.jpg