top of page

Publicity Sete

O que é?

O que é ?

 

 

      Marketing 

“É o processo de descoberta e interpretação das necessidades e desejos do consumidor para as especificações de produto e serviço, criar a demanda para esses produtos e serviços e continuar a expandir essa demanda.”   

Robert Hass,1974

     

       Ao contrario do que muitos dizem e pensam marketing não inventa necessidades no consumidor, mas sim as descobre para que empresas em geral possam suprir essas necessidades.

Mas a questão é: como um profissional de marketing descobre a necessidade de cada individuo se no mundo existem bilhões de pessoas?

       Entre 1950 e 2000 as estratégias usadas pelo marketing sofreram algumas mudanças, pois em 1950 o marketing era direcionado a MASSA, ou seja, as empresas faziam publicidade sem se direcionar ao um grupo especifico, mas isso foi mudando e com o passar dos anos foi-se reduzindo o grupo até chegar ao ponto alcançarem as pessoas de forma individual.

Existem vários métodos e análises usadas por um profissional de marketing e nessa pagina vou mostrar um pouco de algumas delas.

1- Os 4 Ps

Os 4Ps são Produto, Praça, Preço e Promoção,  essas palavras chaves servem para ajudar a iniciar uma estratégia de marketing. Como? É simples, elas mostram o que é preciso para estar bem no mercado consumidor.

Produto: é necessário ter um produto de qualidade para que as estratégias usadas possam valer a pena. (o produto pode ser tangível, que são coisas concretas como um celular, ou intangível, que são serviços a serem prestados como os serviços de uma operadora de celular).

Praça: não adiantaria nada ter um bom produto se não souber aonde apresenta-lo, então é necessário ter um bom ponto de vendas.

Preço: o preço do produto deve ser competitivo de acordo com o poder de compras do publico alvo e a concorrência.

Promoção: é importante ter algo que chame atenção do consumidor, para assim despertar o interesse de obter o produto.

Assim com os 4Ps já é possível começar a fazer uma estratégia de MKT.

2 - O ambiente do Marketing 

 

É necessário saber que existem dois tipos de ambiente quando se trata de fazer planejamentos para um empresa, e eles são:

Microambiente: que são os fatores que a empresa pode controlar.

Macroambiente: que são os fatores que a empresa não pode controlar.

 

Sabendo disso é possível fazer com que a empresa saiba quais os pontos fracos e fortes dela e o que pode afetar e ajudar a mesma. 

3 - Planejando de marketing

 

        Depois de descobrir quais são os pontos fracos e fortes e o que pode ajudar ou afetar a empresa é hora de fazer os planejamentos e existem varios, mas a base de tudo é fazer 3 deles, PE, PT e PO.

        Planejamento Estratégico é o de estabelecer objetivos organizacionais de longo prazo

        Planejamento Tático é o de planejar como chegar a esse objetivo

        Planejamento Operacional é executar cada parte do planejamento para chegar ao objetivo.

Sabendo disso se pode fazer estratégias para qualquer coisa dentro da empresa.

        Bem, esse foi um pouco do que se faz um profissional de Marketing. Abaixo estarão alguns outros sites que possam acrescentar ainda mais sobre esse assunto. 

Entrevista com Philip Kotler, uma das autoridades no marketing hoje, falando sobre o Marketing 3.0

Alguns segmentos de Marketing 

 

 

Neuromarketing

Que também é conhecido pelo termo inglês “Consumer Neuroscience”, é um campo relativamente novo de pesquisa multidisciplinar, no qual conceitos da psicologia, neurologia e fisiologia convergem. O objetivo do Neuromarketing é tornar visíveis as relações, até então ocultas, entre as circunstâncias e processos que possam influenciar as decisões de potenciais clientes.  Como a maioria do nosso processo decisório ocorre em nível subconsciente e desta forma o consumidor é impactado e persuadido a tomar decisões por emoções, memórias e condicionamentos por ele não realizados, os estudos focam principalmente na observação de certas áreas cerebrais que são ativadas ou suprimidas ao desejar um produto ou marca, visando a chegar às “verdadeiras” necessidades e desejos dos consumidores

 

 

Marketing Digital

 

 

        Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. O marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição electrónicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.3

        O marketing digital traduz-se em ações de Marketing (Estratégicas, Económicas e Operacionais) adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e em simultâneo potenciar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.

        Segundo Cruz Gabriel, o termo "marketing digital" não existe, o que existe é o marketing aplicado ao meio digital. Um exemplo de sucesso é o Facebook que conquistou rapidamente o público, em pouco tempo ultrapassou os concorrentes, a chave foi a simplicidade, a rapidez de execução e a liberdade que o usuário tem ao manusear as suas funções. O uso da rede fez tanto sucesso, que as empresas passaram a investir na criação de um ambiente de comunicação com o cliente, permitindo que as empresas tenham uma página de negócios por meio das Fan Pages.

 

Marketing pessoal

 

        Marketing pessoal é uma ferramenta usada parapromoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para "vender" a imagem, e influencia a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza.

        Na maior parte das ocasiões, esta expressão é usada para designar um modo de se expressar, que contribui para o alcance de um determinado objetivo, como um emprego, por exemplo.

        O marketing pessoal é muito procurado por pessoas que procuram entrar no mercado de trabalho, e é uma forma de diferenciação de todos os outros. Assim, em entrevistas de emprego, o marketing pessoal assume uma importância vital, porque o candidato ao emprego tem que saber como se expressar. O marketing pessoal capacita a pessoa a alterar a sua postura, imagem e conduta.

 

Marketing politico

        Marketing político é o segmento específico dentro da comunicação mercadológica voltada para o ambiente político e ou eleitoral, que visa estreitar a relação de expectativa de um determinado grupo de pessoas em relação às questões que envolvem seu cotidiano e a materialização da mesma em um candidato, um governo, um partido ou um grupo político. O Marketing eleitoral refere-se às técnicas que visam tornar um candidato a cargo  público conhecido e aceito no período eleitoral, através de suas propostas e projetos. Em síntese, trata de Estudo e Ação de mercado, utilizado para segmentar grupos sociais, desejos e anseios da população, desenvolvendo sintonia entre aquilo que o político deseja fazer e o seu público-alvo espera, necessita (pesquisas). Já a Propaganda Política é uma das ferramentas de comunicação utilizadas em uma estratégia de Marketing Político e/ou Eleitoral.

Bem, esse foi um pouco do que se faz um profissional de Marketing. Abaixo estarão alguns outros sites que possam acrescentar ainda mais sobre esse assunto:

 

bottom of page